Dead Rising leva o gênero a um patamar a cima do esperado. |
Zumbis e suas evoluções nos ultimos anos
Uma das melhores cenas de Madrugada dos Mortos. |
Uma das piores situações em Left 4 Dead. |
A mais ou menos uma década estavamos acostumados a ver filmes em que zumbis eram lentos e desengonçados, fáceis de se lidar, porém sempre tinha alguém que conseguia ser mais burro que eles e acabava morrendo por isso. Mas hoje em dia, as coisas vem mudando drásticamente, para fãs do gênero que gostavam dos zumbis lerdos e "singelos" de George Romero o mundo deve ter acabado após o ínicio de uma nova era de zumbis, os chamados zumbis 2.0, que são fortes, mais inteligentes e correm quase que duas vezes mais rápidos do que um humano poderia correr. Vimos isso no Remake de Madrugada dos Mortos que por sinal ficou bom memso com a correria. Mas não foi apenas o cinema que arrecadou bufunfa com esse tipo de coisa, o mundo dos games de terror também foi tomado por uma horda de zumbis maratonistas, é o caso de Left 4 Dead, onde um grupo de quatro sobreviventes tenatam sobreviver (OH!) a hordas e mais hordas de zumbis, alguns deles especiais, o Boomer que vomita em você oque acaba atraindo vários zumbis pra cima, o Hunter, um tipo de homem aranha zumbi que pula na sua garganta e começa a te degolar, o Smoker tem uma lingua gigantesca e quando morre expele uma fumaça tóxica esverdeada tipo um peido de desenho animado, o Tank, uma aberração zumbizesca que te manda a 20 metros de distancia com um soco do seu braço gigante e a pior de todas, Witch, quando você ouvir um tipo de choro tome cuidado, a tela ficará pesada e você começará a suar frio, uma música tenebrosa tomará conta do ambiente, você vê uma criatura deitada no chão, seu instinto diz que você deve puxar o gatilho... isso é um erro... ao atirar a Witch se levanta e num piscar de olhos você está lutando pela sua vida no chão equanto ela arranca a suas entranhas! Esse foi uma marco na história dos jogos em primeira pessoa com muita ação e um terror envolvente onde você deve sempre ficar próximo do grupo caso não queira dizer adeus antes da hora do jantar.
Resident Evil: De zumbis que rastejam a aldeões com parasitas
Em RE4 o jogo foca mais seu desempenho na ação, oque tornam seus movimentos mais rapidos, além de não precisar dar a volta na cidade atrás de um pedaço de grampo pra abrir uma porta, nesse aqui se entra na base do bicão mesmo. Um detalhe importantissimo, nesse jogo não há zumbis, os nossos amados pedaços de gente ambulante foram erradicados totalmente na explosão de Raccoon City, agora os inimigos são mais espertos e ágeis, são aldeões possuídos por um parasita chamada Uroboros que toma controle total do corpo de seu hospedeiro.
Aconteceu em 1978, no shopping de Monroeville, na Pensilvânia: quatro pessoas lutaram pela sobrevivência em meio a uma horda de zumbis. Protegidas pelas vitrines, elas eram o sonho de consumo de milhares de morto-vivos. Felizmente, o shopping oferecia tudo que eles precisavam para sobreviver e improvisar. Será?
George A. Romero pode não ser conhecido pelo grande público, mas para os admiradores do terror sua obra é obrigatória. "O Despertar dos Mortos" ("Dawn of the Dead") foi o segundo de uma série de filmes com temática de zumbis. Trinta anos depois, o enredo serve de base para uma nova investida da Capcom - e a primeira para Xbox 360 - no gênero horror e sobrevivência, bem diferente de "Resident Evil", carro-chefe da produtora.
Apesar de não esconder a inspiração, os produtores do game deixam claro que "Dead Rising" é uma produção sem vínculo com o filme e que não contou com a participação de Romero ou com o envolvimento com os detentores dos direitos autorais de "O Despertar dos Mortos".Nasce um super-herói
Cachorros zumbis, malditos! |
Tudo começou em 1996, o lançamento de Resident Evil para PlayStation foi um marco na história dos video games com milhões de cópias vendidas por todo o mundo, por ser um SURVIVAL HORROR ORIGINAL, no qual você entrava na pele da oficial do Serviço de Táticas Especiais e Resgate (S.T.A.R.S.) Jill Valentine ou Chris Redfield em uma mansão nas Montanhas Arklay em Raccoon City onde estavam ocorrendo homicídios de canibalismo segundo a imprensa, oque els não sabiam é que a mansão estava lotada de zumbis, ao melhor estilo George A. Romero (lentos e burros).
Lickers, mais malditos que os cachorros zumbis! |
Após gerar muito sussesso no mundo todo Resident Evil começou a lançar suas continuações, dois anos após o primeiro, Resident Evil 2 é lançado quebrando o recorde de vendas do anterior, nesse você controla Leon S. Kennedy, um policial novato da R.P.D (Departamento de Policia de Raccoon City) e Claire Redfield, irmã mais nova de Chris Redfield que sumiu no jogo anterior, o jogo se passa em várias partes da ilha, desde a cidade a prisão e dentro da Umbrella Corporation. Foi sem duvida o Resident Evil mais longo e mais divertido de todos.
O cara que em hipótese alguma você deve enfrentar. |
O segundo Game foi realmente o marco da série, mas nem por isso Shinji Mikami deixou para trás a franquia, foi então que em 1999, 1 ano depois do segundo game saiu nada mais nada menos que Resident Evil 3: Nemesis o ultimo para o PlayStation. Como cenário do jogo inteiro está a remanescente cidade cheia de zumbis, Raccoon City e você controla Jill Valentine, sobrevivente do primeiro jogo que procura por mais respostas sobre o T-Virus, o jogo em sua primeira parte passa 1 dias antes de RE2 e 1 dia depois de RE2 em sua segunda parte, porém Jill não se encontra com Leon ou Claire embora tenha trilhado o mesmo caminho. Uma das caracteristicasTyrant chamado NEMESIS!enrrascado, a não ser que tenha uma arma forte em mãos como a Magnum ou Rocket launcher.
Desculpe, mas acho que eu explodi sua cabeça... |
Com o passar do tempo os consoles foram mudando, vários jogos diferentes foram lançados e em 2005 exclusivo para GameCube saiu Resident Evil 4 que também saiu alguns mêses depois para PlayStation 2.
O jogo começa mostrando um pequeno resumo sobre os acontecimentos de antigos jogos da série, e uma novidade: é anunciada a falência da Umbrella Corporation; devido as ações de Chris Redfield, Jill Valentine e Albert Wesker, fato relatado em Umbrella Chronicles (Shooter em primeira pessoa de Resident Evil para Wii). O protagonista de RE4 é Leon S. Kennedy, sobrevivente de Raccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Diferente dos anteriores com cenários em 2D e personagens em 3D, Resident Evil 4 é totalmente em 3D e com um modo diferente e mais prático de se locomover numa camera em terceira pessoa.
Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi seqüestrada, estar numa remota vila na Espanha. Ele é auxiliado por Ingrid Hunnigan, que lhe dá informações sobre o terreno. O principal antagonista é Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados e responsável por infectar os habitantes do vilarejo com a La Plaga, que planeja fazer o mesmo com o resto do planeta.
Yo voy a matar, voy a hacer picadillo! |
Dead Rising: explore um shopping e arregace com mais de 65 mil zumbis
George A. Romero pode não ser conhecido pelo grande público, mas para os admiradores do terror sua obra é obrigatória. "O Despertar dos Mortos" ("Dawn of the Dead") foi o segundo de uma série de filmes com temática de zumbis. Trinta anos depois, o enredo serve de base para uma nova investida da Capcom - e a primeira para Xbox 360 - no gênero horror e sobrevivência, bem diferente de "Resident Evil", carro-chefe da produtora.
Apesar de não esconder a inspiração, os produtores do game deixam claro que "Dead Rising" é uma produção sem vínculo com o filme e que não contou com a participação de Romero ou com o envolvimento com os detentores dos direitos autorais de "O Despertar dos Mortos".
Frank West e Peter Parker têm algumas coisas em comum: ambos possuem um senso apurado e são fotojornalistas. E o instinto de West diz que algo grande está acontecendo em Willamette, em Colorado. Alugando um helicóptero e munido somente de sua câmera, o intrépido consegue furar o bloqueio do exército que cerca a cidade e encontra um shopping infestado de zumbis. West não tem poderes de homem-aranha, mas como no filme de Romero conta com toda a modernidade que só um shopping pode oferecer. Também não é nenhum Jack Bauer, por isso, ao invés de 24, ele tem 72 horas para se manter vivo e solucionar esse mistério. Os eventos não ocorrem em tempo real.
"Dead Rising" vai pelo caminho oposto de "Resident Evil", então não espere sustos e aberrações aparecendo do nada. Basta descer a escada que dá acesso ao shopping para se ter uma idéia clara do que o jogador enfrentará: zumbis, muitos zumbis!! Se uma das promessas dessa geração de consoles era colocar milhares de inimigos numa mesma tela, aqui ela foi cumprida. O desafio não é descobrir a melhor tática para matar um ou dois vilões - os zumbis são bem lentos e só atacam quando bem próximos -, mas como passar por muralhas de corpos apodrecendo.
Em Willamette, no entanto, desmembrar um número recorde de zumbis é conseqüência de quem cumpre objetivo principal: ajudar os poucos sobreviventes. De maneira geral, as missões de resgate se resumem a levar uma pessoa ou grupo até a sala de segurança do shopping. Alguns estão assustados e precisam ser levados de mãos dadas ou até mesmo de cavalinho, outros vão ajudar no combate, o que influencia na dificuldade da missão. E nem sempre os zumbis serão a pedra no sapato. Há também aqueles que perderam um parafuso com a situação, outros que se tornaram psicopatas e até aqueles que juram de pé junto que você é zumbi.Todas as missões estão representadas num arquivo que mostra a estrutura de fases do jogo. Resolva uma, para seguir para a próxima. O problema é que - como elas estão interligadas pelo enredo e pelo relógio interno da aventura - o jogo oferece uma única opção para salvar o progresso. Ao ser devorado por zumbis, o jogador pode recomeçar de seu único "save" ou iniciar o game do zero, mantendo a experiência conquistada ao morrer. Uma machadada na cabeça dos aventureiros perfeccionistas é um limitador num jogo aberto que oferece um shopping inteiro para explorar. Nem todo caso precisa ser completado. Caso o tempo acabe ou os acontecimentos levem a um beco sem saída, ele é classificado como "expirado", se não for essencial para a trama, o jogador pode ainda prosseguir.
"Dead Rising" vai pelo caminho oposto de "Resident Evil", então não espere sustos e aberrações aparecendo do nada. Basta descer a escada que dá acesso ao shopping para se ter uma idéia clara do que o jogador enfrentará: zumbis, muitos zumbis!! Se uma das promessas dessa geração de consoles era colocar milhares de inimigos numa mesma tela, aqui ela foi cumprida. O desafio não é descobrir a melhor tática para matar um ou dois vilões - os zumbis são bem lentos e só atacam quando bem próximos -, mas como passar por muralhas de corpos apodrecendo.
Isso não é um Woodstock, e sim, uma carnificina! |
Dead Rising 2: Sem tempo para fotos, mas muito tempo para o resto
Frank West, o herói do primeiro jogo, era um fotógrafo e, até por sua profissão, o primeiro "Dead Rising" contava com a possibilidade de o jogador tirar fotos dos cenários e inimigos. Agora, West deu lugar a um novo herói, o motoqueiro Chuck Greene, que não usa câmera e ganha a vida no "Terror is Reality", uma espécie de reality show de motocross em que os participantes devem dar cabo de zumbis sedentos por sangue humano. Além do espírito desportivo, um dos motivos que o colocam nessa competição sangrenta é a saudade que sente de sua esposa, morta por um dos muitos mortos-vivos que ele atropela com sua moto.Mais divertido, mais brutal, muito mais zumbis!!! |
Essa trama acontece em Fortune City, uma versão caricata de Las Vegas. Após participar de mais uma gravação da competição de motocross, Greene vai ao encontro de sua filha, mas um incidente faz com que centenas de zumbis escapem e que o pânico tome conta desta cidade do pecado. Para piorar a situação de Greene, a filha foi mordida por um zumbi no passado, e a única forma de a garota não se tornar uma morta-viva é tomando a medicação conhecida como Zombrex. E a coleta deste medicamento valioso para sua pequena filha é um dos objetivos principais do jogo e fará com que o jogador muitas vezes se preocupe mais em salvar a garotinha do que cumprir os demais objetivos.
Zumbis Nazistas? Sim, porque não?
Quando li pela primeira vez que houve um nível de zumbi no final do novo Call Of Duty eu estava um pouco confuso. Por que mexer com uma franquia tão altamente respeitada como COD? Eu tinha certeza de que o bacalhau tinha pulado o tubarão. Até que eu joguei o nível de zumbis.Você pode esperar de tudo no nv 6, se sobreviver. |
A maioria dos COD são shooters da Segunda Guerra Mundial. Mas depois que você finaliza o modo story, você destrava um modo chamado "Untoten der Nacht" (Noite dos Mortos-Vivos). Essa fase de COD: World At War ocorre inteiramente em uma única casa com hordas de zumbis cada vez mais numerosos e agressivos prontos para te estrassalhar e comer o seu cérebro. Seu objetivo é evitar-los com as mesmas armas da Segunda Guerra Mundial que você espera adquirir enquanto mata zumbis adoidado e vai acumulando pontos nos níveis mais fáceis (é certo afirmar que depois do nv 4 a coisa fica feia pro seu lado). Sair da casa não é uma opção, mas existem janelas e paredes que você pode usar para destroçar o cérebro de centenas de milhares de zumbis que uma hora ou outra irão invadir a casa em um número gigantesco e vão te matar junto com o seu comparsa.
ah! legal, tem um zombi de boné na foto!!!!
ResponderExcluirZumbis realmente falam "BRAINS"?
ResponderExcluirMas é claro que falam, você nunca viu um filme antigo de zumbis, tipo, um de 1980?
ResponderExcluirPor favor poste mais materias sobre zumbis
ResponderExcluirQualquer dia eu posto, estou com preguiça ultimamente.
ResponderExcluirQuero ver o idiota que vai ler tudo isso (?)
ResponderExcluirMaldito eu li tudo isso, mas não sou idiota afinal é um assunto sobre zumbis - é tempo bem gasto!
ResponderExcluirLeu mesmo? Ou é apenas uma mentirinha de william? (?)
ResponderExcluirPra dar cabo da situação contra os zumbis nazistas só com um lança-misseis de tiros infinitos...
ResponderExcluirQue nada, Zumbis são fracos contra foices tambem!
ResponderExcluirSão mais fracos ainda contra katanas!
ResponderExcluirÉ... se despedaçam como se fossem feitos de plastico bolha!!
ResponderExcluirThe Zombie Facts poste mais alguma coisa!!!!
ResponderExcluir